Páginas

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Decifra-me ou Devoro-te

O velho enigma apresentado pelo oráculo de Delphos em Édipo Rei: "Decifra-me ou Devoro-te", dizia o oráculo ao confuso Édipo que não se conhecia o suficiente...sábio Sófocles.
Mais sábio ainda meu querido Freud ao extrair daí o Complexo de Édipo, ao explicar nossas escolhas amorosas baseadas na trama de relações familiares, conscientes e inconscientes.
È dificil, ao se conhecer um pouco, negar essa relação escolha-passado-presente-padrões.
Mas o incrível é que esse enigma continua não apenas para o conhecimento de si.
Conhecer e desvendar o outro é um eterno enigma. Principalmente se o outro pouco se conhece.
Em conversa com um grande amigo, cujo nome não posso revelar ou ele corre o risco de ser banido da sociedade masculina por me contar as cafajestices típicas, ao tentar me ajudar a decifrar os enigmas, ele me contou algumas pérolas que valem ser reveladas, e até analisadas:
Um: quando vc sai com um cara e ele não te come logo de primeira, ao contrário, ele se torna quase seu melhor amigo, se mostra um bom ouvinte, gentil, etc... ai, vc pensa: nossa, está interessado! Pois é, meninas...Tudo mentira! Ele só quer garantir a comida do dia seguinte, rs. Verdade!!!!!
Dois: Típico: O cara ta parecendo suuuppperrr envolvido, até fala que tá muito afim de vc e vcs ficam, saem, ficam...Aí ele diz: olha, to com medo de me envover, ta bom demais, tal, etc... e se sai... Claro, vc não entende. Entenda: ele só quer sair de bom, levantar sua auto-estima e garantir a marmita de vez em quando.
E tem mais um bando de coisas que ele me fala e q a gente já sabia, mas não tinha coragem de admitir, mas o fato é que eu continuo na minha eterna pesquisa: O que é o amor?
O que faz um casal? sintoma, sim, caro Freud, concordo.
E o que mais?
O que faz durar?
O que é durar?
enfim...
Quem souber me avisa.

Um comentário: