Páginas

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Mary and Max


O filme é de uma estética belíssima, poética, é uma delícia de ver. É sublime, delicado.

Quase tão frágil, em alguns momentos, quanto é, em alguns momentos também, o psiquismo dos personagens. (Mas eles não são frágeis o tempo todo).

Fico em dúvida se o filme é pessimista. Acho que não. Acho que é simplesmente como a vida: nem sempre dá certo. OU melhor, nem sempre é como a gente acha que deveria ser.

Os personagens principais se relacionam através de correspondência. Mary é uma menina solitária e Max, um adulto, tipicamente Asperger.

Eles se encontram, de um jeito muito especial, nas suas diferenças.

Só que ela não sabe das limitações relacionais dele e ela vai "avançando" nas correspondências, sem intenção, naturalmente estabelecendo vínculo. Isso provoca em Max enorme crise de ansiedade.

Isso é lindo. É lindo ver o efeito da relação dos dois. É muito interessante ver o eco de um na vida do outro e as transformações geradas a partir disso.

Também achei muito legal a projeção Edípica dela com o pai (só vendo...) e a busca inconsciente de repetir o padrão materno (como é difícil sustentar o diferente do vivido/ aprendido se a gente não se trabalha).

Bem... Esse é meu olhar sobre Max e Mary. Um pequeno recorte, de uma beleza infinita e delicada que é o filme...


Escrito em 17 de maio de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário